O regresso



Retornos foram sempre um ponto delicado pra mim. Nunca me senti confortável com retomadas, sempre optando por seguir em frente sem olhar para o que passou. iniciamos "o quarto" em 1989, com um grupo de amigos que se reunia para escrever e trocar idéias. As reuniões eram na casa de um dos membros em um quarto velho e empoierado mas que para nós era a sede, nosso refúgio. O projeto de um grupo de leitura foi tido anos antes no periodo obscuro da humanidade pré-internet, quando se usavam toscos instrumentos chamados lapis e papel(segue a foto para ilustrar aos mais jovens). Nesses dias utilizavamos o correio(e não e-mail, como hoje) para enviar documentos, fotos, e trocar nossos textos. Levava-se muito tempo para se ter uma resposta, mas isso não nos desestimulava nem um pouco e continuavamos a fazer esse"escambo" de ideias. Com os anos cada membro seguiu sua vida e as reuniões deixaram de existir...o quarto fora fechado. Mas, com o advento da rede mundial de computadores essas distancias não existiam mais, poderíamos estar em contato e continuar a nos corresponder e trocar nossas produções enviando tudo em pouco tempo e até atinjindo outras pessoas aumentando assim nossa troca de ideias. O quarto então se tornara virtual...Tamanha foi a minha surpresa e decepção ao perceber que as correspondências estavam cada vez mais escassas, limitando-se ao "reencaminhado", ou as famigeradas "correntes". Meu instinto de autopreservação me levou a questionar o porque disso tudo, obtendo como resposta um "os tempos mudam, não seja saudosista". Sou apegado ao passado sim, devo admitir, mas não concebo minha vida hoje sem os recursos e facilidade que o computador traz. O que temo é essa "lobotomia" crescente que se observa atualmente, em contrasenso com essa época atual, que é chamada era da informação. Apesar desses percalços continuo minha quixotesca tentativa de fazer meu antigo grupo voltar a escrever e deixar as "correntes" que os prendem de lado. Devo admitir que essa apatia chegou a tomar conta de mim e que por essa razão havia deixado o quarto fechado por toda essa eternidade e,finalmente agora voltando ao mundo dos vivos. Abro um parentese aqui para agradecer aqueles que me incentivaram nesse regresso, aos membros do o quarto original que ainda estão vivos e que reenviaram alguns textos que eu havia perdido, que se prontificaram a continuar me escrevendo e revisando os textos futuros. A esses meu grande abraço e vamos a luta!

Semper Servus - 5 por 5
Carlos A. dos Santos(in memorian),Marcia do Socorro, Elisângela Pimentel,Cláudio Soares,Angélica L. Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo leitor esse espaço é todo seu colabore com críticas e sugestões.