BADEN POWELL


        Em minha opinião, o maior violonista do mundo. Apaixonei-me pelo instrumento ao ouvi-lo tocar e pela sua história vida também, ao pé do morro do Tuiuti, pegado ao morro da mangueira, ambiente musicalmente rico e cheio de contrastes que colaboraram (aliados a influência do pai, “seu” Lilo de Aquino, requisitado das rodas musicais de chorões) para o desenvolvimento desse mestre da nossa música. Travei contato com seu trabalho por ser admirador da obra de Pixinguinha, com quem tocou (Pixinguinha já era músico renomado, quando conheceu e percebeu a genialidade do jovem músico). Adorei a sonoridade e fui pesquisar quem eram os músicos descobrindo então um Baden Powell em início do que viria a ser uma carreira prolífica e magistral. Virtuose mesclou violão popular, samba, elementos do choro (das rodas que frequentou com o pai desde cedo), jazz, bossa nova e violão clássico.
Da parceria com Vinícius de Moraes (uma das mais férteis de nossa música), temos dois gênios que se somaram e produziram obras primas como berimbau e entre 1962 e 1965 o poderoso conjunto de onze canções entre elas canto de xangô e canto de ossanha  - os consagrados afro-sambas - dentre outros. Uma de minhas prediletas é samba de prelúdio.
A parceria com Paulo César Pinheiro, seguramente o maior letrista da MPB (samba do perdão e aviso aos navegantes, gravados por Elis Regina) com canções imprescindíveis como violão vadio e é da lei.
O fato de se tornar evangélico ao fim da vida e ter alterado alguma de suas músicas não o diminui como o artista que sempre será. Dono de um domínio musical próprio, definitivo.
Para saber mais acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Baden_Powell

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo leitor esse espaço é todo seu colabore com críticas e sugestões.