Para refletir



       A história é sempre contada pelo prisma do vencedor, não existem lados, o que existe é vontade de se perpetuar no poder e tirar proveito disso, não importam cores nem siglas, a venalidade sempre estará entranhada em nossa sociedade enquanto formos "gado", comprando a ideologia do momento e gritando sem sentido coisas das quais não entendemos mas que nos parecem certas. E esse é justamente o discurso dos "intelectuais" que grosso modo são o outro lado da moeda dos que estão no poder. Acredito na lisura e probidade de uns poucos, mas a maioria de nossos representantes, quando consegue chegar ao poder, se deixa corromper por ele. 
Como dizia o xará do meu cachorro, Nietzsche, que entendia do assunto: "para algo parecer verdade basta ser imposto e repetido". 
Simples e eficaz repetir, (uma idéia, uma imagem etc..)é o segredo quando queremos que alguém acredite. Assim fazem os mentirosos ocasionais e os profissionais, os pregadores, dentre outros. Lindberg Farias, por exemplo, era presidente da une em 1992, participou do movimento caras-pintadas e apoiava o impeachment do então presidente fernando collor de melo. Verdadeiro lider estudantil, incitou muitos estudantes a irem as ruas, os rosto pintados com as cores da bandeira nacional, gritando palavras de ordem aprendidas ali mesmo, um saudosismo de um período que não viveram (das passeatas estudantis contra a ditadura) influenciados pela mídia que agora virava as costas ao presidente que ajudara a apoiar. Anos se passaram e vemos esse mesmo líder estudantil transformado em político com longo histórico, não mais de militância em prol da nação mas de acusações fraude, propina, e superfaturamento de licitações. Na política esse exemplo, infelizmente parece regra, não exceção.
Qualquer um que queira fazer sua visão prevalecer deve ser hábil em repetir a própria idéia e jamais mostrar que, ele mesmo, não acredita no que diz. Se bem ou mal intensionado, isso a história julgará, mas enquanto nos influenciarmos por discursos sem prévio julgamento e análise crítica e nos empolgarmos pela revolução do momento que as midias apoiam, continuaremos merecendo a pecha de gado, necessitados de capatazes oportunistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo leitor esse espaço é todo seu colabore com críticas e sugestões.