Avaliação de desempenho dos professores


O governo mal dá os primeiros passos para que seja adotada a avaliação de nossos professores, e já enfrenta reações adversas de vários setores, como entidades de classe e divide opiniões de especialistas na área de educação, aumentando acirrando ainda mais o debate. O conselho nacional de educação (CNE) prevê essa avaliação através das diretrizes para os planos de carreira do magistério, homologadas em junho pelo ministro Fernando Haddad, e deixa a cargo de estados e municípios a maneira com a qual essa avaliação será executada e como isso irá influir na carreira dos profissionais. Avaliar é uma etapa importante e deve ser levada em consideração sim, principalmente se levarmos em consideração que vivemos numa sociedade altamente competitiva, que exige cada vez mais qualificação por parte dos profissionais e estes por sua vez devem estar preparados para estas mudanças para poder repassá-las a seus alunos. O questionamento gira em torno do método de avaliação a ser utilizado e o que será feito com esses dados, sua utilização para melhorar o sistema ou simplesmente como plataforma política, como se tem observado em outros pontos relacionados à educação em nosso país. É flagrante que os incentivos à qualificação dos profissionais são insuficientes para atender a toda a demanda, que os salários estão aquém do ideal, levando este trabalhador muitas vezes a trabalhar em vários locais para melhorar seus vencimentos, aumentando assim sua carga horária e diminuindo consideravelmente o tempo que este profissional poderia dedicar à sua família e a si mesmo. Longa jornada de trabalho, baixos salários e poucos incentivos são os fatores que contribuem para que a educação brasileira tenha índices tão baixos em todas as áreas. Valorizar o professor, criar oportunidades reais de qualificação, rever a política de cargos e salários é tão ou mais importante que avaliar o quadro educacional como está. Basta um olhar leigo para observar as mazelas de nosso sistema educacional. O governo deveria promover primeiramente essas reformas para depois avaliar o profissional.

José Cláudio Soares é professor.

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